As baleias-jubarte são conhecidas por serem animais solitários, geralmente encontrados sozinhos ou em grupos de não mais do que três ou quatro indivíduos. Assim, os cientistas na África do Sul ficaram intrigados quando começaram a observar “enxames” de criaturas – cerca de 200 delas – reunidas numa área do oceano não maior do que um campo de futebol.
Ainda mais intrigante foi o facto de isto estar a acontecer no Verão, quando as baleias jubarte normalmente só frequentam estas águas no Inverno para se alimentarem de pequenos peixes, camarões e plâncton.
Foram apresentadas várias explicações, uma das quais é que, por terem sido vistas a caçar (o que para as baleias jubarte significa mergulhar e depois saltar para a água para apanhar as suas presas), podem simplesmente ter decidido ficar paradas em vez de migrar para norte. Ou, alguns dizem que é porque a população melhorou e isto pode ser um comportamento normal para a espécie quando os números estão a florescer.
Seja como for, algo está a mudar o comportamento das baleias. As alterações climáticas poderão estar a afectar o seu comportamento ou a presa disponível? Ou há uma sinistra corrente subterrânea que os cientistas precisam de considerar?
Sem comentários:
Enviar um comentário