O desfiladeiro de Dyatlov na Rússia foi o cenário da estranha e horrível morte de nove caminhantes no Inverno de 1959. A equipa partiu, montou acampamento nas encostas nevadas da Montanha Morta, ou Kholat Saykhl, na noite de 1 de Fevereiro… e nunca mais se ouviu falar dela.
Foi apenas algumas semanas mais tarde que uma equipa de busca encontrou a tenda, que tinha sido cortada do interior. Depois, um a um, os nove corpos foram encontrados durante os meses seguintes, espalhados pela área. Alguns estavam em roupa interior, outros tinham os crânios esmagados, outros não tinham olhos e um não tinha língua.
Na altura, a culpa foi de uma “força natural desconhecida” e a notoriamente secreta União Soviética não voltou a mencionar o caso. Desde então, em 2019, a Rússia reabriu o caso e a culpa é agora oficialmente de uma “pequena avalanche tardia”.
E esta avalanche? Embora os ferimentos sofridos fossem traumas por força bruta em vez de asfixia, o que é normalmente o caso em mortes por avalanche. Também não houve queda de neve nessa noite.
Uma avalanche anormal e invulgar? Ou poderia esta força natural desconhecida ser algo mais… desconhecido? Podemos nunca saber.
Sem comentários:
Enviar um comentário