Páginas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Mistérios do universo que ninguém resolveu - De onde vem a água na Terra?

Já alguma vez pensou de onde vem a nossa água? A torneira é talvez a resposta mais óbvia, mas e antes disso? O que era antes de tudo isto, antes dos oceanos? Quando a Terra foi formada, de onde veio a água que cobre tanto do nosso planeta?

O nosso rico abastecimento de água (tanto salgada como fresca) existe há alguns milhares de milhões de anos e durante muito tempo os cientistas modernos pensavam que vinha de cometas e asteróides – por outras palavras, do espaço exterior. Ou pelo menos as moléculas de hidrogénio e oxigénio que compõem a água.

Mas durante muito tempo pensaram que deveria haver outras fontes, porque a água é tão abundante. Agora pensam que estas moléculas provêm tanto de fontes rochosas, como cometas, como de fontes gasosas, como as encontradas na nebulosa solar, uma nuvem que se formou após a formação do sol.

Como isto poderia ter acontecido envolve astrofísica complexa. Mas, para resumir, muitos cometas contendo água bombardearam uma Terra muito jovem, quando esta era apenas magma quente e gases raros. Ao mesmo tempo, o hidrogénio e o oxigénio da nebulosa solar dissolveram-se neste magma.

Avançamos rapidamente alguns milhares de milhões de anos, e estamos a mergulhar os nossos dedos dos pés nele, usando-o para fazer o nosso café e tomar banho nele. Maluco? Você decide!

sábado, 1 de janeiro de 2022

Mistérios do universo que ninguém resolveu - O incidente do Passe Dyatlov



O desfiladeiro de Dyatlov na Rússia foi o cenário da estranha e horrível morte de nove caminhantes no Inverno de 1959. A equipa partiu, montou acampamento nas encostas nevadas da Montanha Morta, ou Kholat Saykhl, na noite de 1 de Fevereiro… e nunca mais se ouviu falar dela.

Foi apenas algumas semanas mais tarde que uma equipa de busca encontrou a tenda, que tinha sido cortada do interior. Depois, um a um, os nove corpos foram encontrados durante os meses seguintes, espalhados pela área. Alguns estavam em roupa interior, outros tinham os crânios esmagados, outros não tinham olhos e um não tinha língua.

Na altura, a culpa foi de uma “força natural desconhecida” e a notoriamente secreta União Soviética não voltou a mencionar o caso. Desde então, em 2019, a Rússia reabriu o caso e a culpa é agora oficialmente de uma “pequena avalanche tardia”.

E esta avalanche? Embora os ferimentos sofridos fossem traumas por força bruta em vez de asfixia, o que é normalmente o caso em mortes por avalanche. Também não houve queda de neve nessa noite.

Uma avalanche anormal e invulgar? Ou poderia esta força natural desconhecida ser algo mais… desconhecido? Podemos nunca saber.