Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Marcas gigantes no solo intrigam em Cabeço de Vide




O mistério foi dado a conhecer, esta sexta-feira, através de um movimento no Facebook: em Cabeço de Vide (Portalegre) surgiram umas marcas gigantes no solo que estão a intrigar muitos. 
Há quem insista que se trata de manipulação, "mau photoshop" e até quem refira que tudo foi feito com um tractor. Apesar disso, foram divulgados vídeos, com vista aérea, que espantam pela dimensão das referidas marcas.
Com mais de três mil admiradores, o grupo, numa alusão ao dia 21 de Dezembro, pergunta: “Mas o que é que se passa em Cabeço de Vide? É o fim do mundo, no local onde a NASA diz que começou a vida?”

sábado, 5 de agosto de 2017

Muitas histórias de arrepiar


Para travar o medo, "que dizem ser um dos maiores inimigos do homem", o melhor é conhecer de perto os locais misteriosos, que encerram lendas, encantamentos e maldições. É essa a viagem proposta por Vanessa Fidalgo, a autora do livro ‘101 Lugares para Ter Medo em Portugal’ (edição Esfera dos Livros). Depois de ‘Histórias de um Portugal Assombrado’, lançado no ano passado, a jornalista do Correio da Manhã volta a percorrer o País para revelar as zonas mais profundas do imaginário nacional.

"Parte da pesquisa para este livro foi feita enquanto trabalhava no primeiro e encontrei bastantes histórias de medo", explica Vanessa Fidalgo. No seu périplo pela tradição oral e escrita dos fenómenos que mais assustam os portugueses, a jornalista apercebeu-se de que "o medo, por ser das emoções mais universais e ambíguas, molda o comportamento humano, limita, condiciona e leva, inclusivamente, as pessoas a duvidarem das suas certezas e convicções". No entanto, "também pode ter um aspeto pedagógico, como se pode ler neste livro, por exemplo na história da Maria Gancha: a criatura que habita o fundo de um poço e puxa as crianças mais não é do que uma maneira de evitar que estas se aproximem do perigo".

Num país desenhado em escarpas, montanhas, terras quentes e frias, o próprio espaço geográfico é terreno fértil para a imaginação. "O poder da natureza é esmagador. E muitas vezes esses locais acabam por se associar a lendas, histórias mal contadas, que criam um certo misticismo", nota a autora. Locais como a serra da Arrábida, "onde se acredita existirem grutas sem fim", ou a encruzilhada das Botas de Cubalhão, em Melgaço, "que remete para a existência de uma alcateia de lobos com poderes sobrenaturais".
Por outro lado, avança Vanessa Fidalgo, "há histórias mais reais que também incorporam os nossos receios e estão ligadas aos locais onde ocorreram crimes, que pode ser a porta ao lado, e assustam porque se receia o fantasma do que ali se passou". Ancestrais ou contemporâneas, transmitidas pela via oral, pelos media ou pela imaginação, a verdade é que estas histórias continuam a fascinar.

Seguem-se excertos do livro, que já está nas livrarias, comentados pela autora.

AS RATAZANAS DE MAFRA
"Para que este temor se adensasse muito contribuiu também a trágica morte de um militar do aquartelamento de Mafra, contíguo ao palácio e ao convento, que sofreu uma queda mortal de mais de 30 metros num dos ventiladores dos esgotos. Era conhecido como o Coradinho e o seu corpo demorou dois dias a aparecer. Tal demora foi o bastante para que logo os mais antigos de Mafra tivessem fixado apenas uma versão: ‘por estar muito ferido, foi logo devorado pelas ratazanas!’
O caso causou tais desconfianças que a história passou a ser assim contada entre os militares mais jovens, em jeito de praxe. Diz-se ainda, à boca pequena, que os monges que habitam o Convento têm de alimentar os bichos regularmente, para não correrem o risco de estes emergirem furiosamente à superfície". Este é um dos mais populares mitos urbanos da região Centro.

PALÁCIO VALENÇAS
"O Palácio foi construído a mando de Luís Pereira Jardim, 1º conde de Valenças que, pelos vistos, além de detentor de um apurado bom gosto, era também homem capaz de despertar paixões intensas! Pelo menos, é isso que afirma um vigilante do edifício municipal. Diz ele que, quando o Sol se põe e as sombras tomam conta dos corredores de madeira grossa, das estantes com grossos volumes de livros, dos vitrais e dos lustres, na cave ‘ouve-se a voz do fantasma de Palmira, uma antiga empregada do conde." Esta é a história de um dos mais famosos fantasmas de Sintra. Na serra não faltam razões para ter medo, seja no Chalé Biester ou mesmo no quarto nº 18 do Hotel dos Seteais, onde habita um fantasma.

PONTE DE MIZARELA
"Localizada na aldeia de Sidrós (concelho de Montalegre), mais especificamente no lugar da Mizarela e sobre o caneiro cristalino do rio Rabagão que corre célere e frio no coração do Gerês, a ponte da Mizarela tem uma lenda sobre um malogrado criminoso. Um infeliz que, ao tentar escapar aos longos e implacáveis braços da justiça, acabou por ver-se encurralado, em total desespero e aflição, nos penhascos que ladeiam o rio. (...) O caráter sagrado da construção de pedra ganhou tal fama que, quando uma mulher não conseguia levar uma gravidez até ao fim, dirigia-se à ponte e pernoitava debaixo dela, de modo a ser abençoada com a dádiva de um herdeiro." À ponte da Mizarela ainda vai muita gente à procura de uma bênção.

CASTIGO NOS AÇORES
"O ambiente em seu redor era de cortar à faca, um estertor de nervos. Ninguém se atrevia a verbalizar mas todos acreditavam estar diante da entrada para o Inferno. Quem lá fosse, jamais de lá sairia. Cheio de medo, o noivo lá foi descendo no buraco negro e medonho. Valeu a pena o amor. Lá bem no fundo encontrou a rapariga, a tremer de medo, esquálida e esfomeada. Quase não o reconheceu. (...) Porém, apesar do final feliz, um mistério permanecia no ar. Quando perguntaram à rapariga o que se tinha passado e como tinha ido ali parar, ela sombriamente não sabia explicar! Foi então que a mãe, num semblante arrependido, recordou a blasfémia que tinha proferido ao invocar o diabo. Ele que, acredita o povo dos Açores, anda sempre à espreita, em busca de almas perdidas para levar para o inferno…" Palavras impensadas, numa praga que a mãe rogou à própria filha, quase levavam a um desfecho trágico. À conta de histórias como esta, a população da Graciosa acredita que as caldeiras são passagens para outros mundos.

MONSTRO NA SERRA
"Com uma forma circular quase perfeita, a lagoa Escura da serra da Estrela deve este nome à cor sombria das suas águas, que durante quase todo o inverno se pintam de negro pela escassez do sol, a profundidade do leito e, principalmente, por causa das inóspitas rochas graníticas que a envolvem nas margens e no fundo, constantemente coberto por uma densa manta de limos. Só que a lagoa desperta muitos medos. Alguns são bastante compreensíveis, pois as suas águas podem ser traiçoeiras, sobretudo para quem não as conhece e se afoita a entrar num mergulho que pode ser fatal. Outros medos, porém, criaram-se à conta do rebuliço motivado por uma expedição científica proveniente de Lisboa que, em 1881, foi incumbida de fazer a sondagem da lagoa Escura para lhe determinar a profundidade. Uma expedição que jamais foi esquecida, pois despertou na população o rumor de que as suas profundezas albergariam um monstro!". Por causa do tal monstro, as gentes da serra não se atreviam a pôr o pé na água.

HAVIA CEM HISTÓRIAS E MAIS UMA
Vanessa Fidalgo é jornalista do Correio da Manhã desde 1997 e cedo se interessou por lendas, mitos e fenómenos inexplicáveis. Casada e mãe de uma menina, a autora de ‘Histórias de um Portugal Assombrado’ continua o seu périplo pelos mistérios portugueses no livro ‘101 Locais para Ter Medo em Portugal’. O título, conta, surgiu precisamente da pesquisa realizada para esta nova obra. "Inicialmente pensei relatar cinquenta histórias, mas rapidamente cheguei às oitenta e decidi alargar para um número mais forte, pois existem muitos relatos. Quando terminei pensava ter cem histórias, mas verifiquei que afinal eram cento e uma e assim ficou."

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Marcas sem explicação

As marcas de círculos no relvado da Companhia das Lezírias, em Benavente, registadas no dia 20 de Dezembro do ano passado, continuam por explicar. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Ovnilogia (SPO) este "é o primeiro caso, em cinco anos de actividade, em que são apresentadas fotografias" de um fenómeno semelhante. "Chegámos às 09h00 e vimos os círculos no meio do relvado que estava todo branco devido à geada que caíra durante a noite", contou  Carlos Samora, dono do restaurante A Coudelaria, dando conta que as mesmas "desapareceram ao longo da manhã".

Nuno Montez da Silveira, presidente da SPO, considerou o caso "bastante interessante", lamentando não ter sido possível "ir ao local ainda com as marcas no terreno para as investigar melhor".

O mais intrigante fenómeno OVNI em Portugal ocorreu a 4 de Setembro de 1957 quando quatro jactos F84, da base da OTA, liderados pelo capitão Lemos Ferreira, enfrentaram o ataque de um estranho objecto luminoso.

Foi o ano da fundação da Sociedade Portuguesa de Ovnilogia que aplica o método científico a esta fenomenologia.

Figuras geométricas desenhadas em campos de cultivo. O fenómeno, associado a OVNI, terá surgido em Inglaterra nos anos 70.

domingo, 11 de junho de 2017

OVNI de Alqueva 2004, identificado


Este incidente ocorreu a 31 de Maio de 2004, na Barragem do Alqueva situada entre Reguengos e Évora, quando o jovem Eduardo Silva, estagiário do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) na companhia de três colegas se encontravam no local a recolher algumas fotografias no âmbito de um trabalho referente ao meio ambiente.
Eduardo Silva somente reparou que existia uma ponto na sua foto e que ainda brincou com os seus colegas ao alegar ser um OVNI em tom de brincadeira.
Salienta que estava um dia de calor e no seu horizonte não eram visíveis pássaros, não se tratando também de balão, avião ou mesmo helicoptero, não existindo qualquer ruido.
Porem esta noticia correu Jornais e mesmo estações televisivas de informação, despertando as atenções de muitas comunidades alusivas ao fenómeno OVNI.
Segundo o Coronel Barbosa do Estado Maior das Forças Armadas, conta que a Força Aérea não tinha qualquer registo anómalo em Radar, porem iria efectuar um cruzamento de informações e testemunhos da população, passando este caso a especialistas no assunto OVNI.
Os anos passaram, o esquecimento ou arquivamento se esbateu acabando por silenciar este caso, não tendo qualquer resolução sobre o que o Jovem Eduardo Silva teria capturado com a sua câmera fotográfica digital.
Após uma grande análise das mais de 100 espécies de aves existentes no Alentejo, foi possível identificar a ave que terá surgido na foto de Eduardo Silva.



Estas imagens estiveram submetidas apreciação de alguns investigadores Internacionais que concluíram e partilharam a mesma opinião sobre a resolução deste caso. No Alentejo o bem afamado Pombo Torcaz ( Columba Palumbus ), muito apreciado por caçadores e gastronomia regional.
Este é o maior da sua espécie, onde a sua coloração cinza com ligeira plumagem branca e tamanho o distingue de todas as outras espécies congenes.
Esta ave habita todo o território Português, sendo mais abundante em épocas frias, migrando de variados países Europeus.
Toda a zona do Alqueva é abundante desta espécie de ave, sendo muito comum as poder observar enquanto passeia pelos campos do Alentejo ou em viagem de automóvel.
Na fotografia podemos constatar que o Sol está posicionado á direita na imagem, revelando as sombras escuras no montado "Arvoredo" próximo da água e projectando toda a luminosidade sobre a ave "Pombo".
A sua coloração cinza com o reflexo Solar cria um efeito de cinza metálico.
Durante o seu voo esta ave ao entrar para baixa altitude para pouso, recolhe as suas asas que segundo determinada posição fica com o aspecto discóide e inclinação ligeiramente acentuada como muito bem observamos na imagem.
Ao efectuarem zoom sobre a imagem, terão criado um ligeiro desfoque. É de salientar que ao fotografar em programa "modo paisagem", se obtiver uma ave no seu ângulo fotográfico, esta irá ficar com um ligeiro rasto, devido ao tempo de processamento do obturador.

terça-feira, 7 de março de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - O Dobermann Engasgado


Uma noite, um casal estava a voltar de um compromisso fora quando perceberam que o dobermann deles estava engasgado. A mulher chamou imediatamente um amigo que era veterinário, numa tentativa de salvar o seu cão. Pouco tempo depois, o veterinário ligou e falou com a mulher e com o seu marido para saírem de casa imediatamente. Só quando eles deixaram o apartamento que é eles viram vários carros da polícia a chegar. O cão tinha-se engasgado com um dedo humano, e o ladrão ainda estava na casa.

domingo, 5 de março de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - Bloody Mary



Antes de ser desfigurada num acidente, alguns dizem que Bloody Mary era uma mulher bonita e estava pronta para casar-se com o amor da sua vida. Mas após ter sido rejeitada pelo seu futuro marido, ela cometeu suicídio e, dizem, que ela aparece cada vez que uma jovem se atreve a chamá-la. Para fazê-la aparecer, você tem de ficar na frente de um espelho na casa-de-banho com uma vela acesa, dizer o nome "Bloody Mary" e girar em torno de si mesma três vezes seguidas. E abracadabra, ela aparecerá atrás de você ...

sexta-feira, 3 de março de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - A abdução de Zanfretta


Diz a lenda que depois de uma noite de patrulha em 6 de dezembro de 1978, o guarda Pier Zanfretta encontrou com um grupo de alienígenas. Quando o seu carro parou de funcionar, ele saiu do veículo e notou quatro luzes brancas perto da casa que ele tinha sido mandado para inspecionar. Mas em vez de dar de cara com assaltantes, ele viu-se na presença de criaturas estranhas do planeta Teetonia. Posteriormente, ele recontou essa história várias vezes, tanto sob hipnose quanto acordado, sem alterar um único detalhe.

quarta-feira, 1 de março de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - A mulher que odiava a vida


Esta é a história de uma menina na Escócia que odiava tanto a vida, que decidiu remover cada traço seu deixado na Terra antes de cometer suicídio. Ao saber da morte, os membros de sua família ficaram perturbados. No entanto, alguns dias depois, todos eles morreram em circunstâncias estranhas. Segundo a lenda, qualquer um que fique sabendo da existência da menina corre risco de morte. Portanto, fique atento, ela pode vir bater à sua porta para matá-lo. Para evitar que isso aconteça, nunca diga uma palavra sobre ela.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - A mulher da fenda na boca


Após ter traído o marido, um samurai famoso, com um homem mais jovem e mais bonito, Kuchisake-Onna teria tido uma fenda aberta em seu rosto pelo sabre de seu marido atormentado. Acredita-se que desde então ela tem assombrado pessoas, aparecendo na frente delas e perguntando insistentemente se ela ainda é bonita. Se a pessoa responde que sim, ela mostra seu rosto verdadeiro. Mas se a pessoa responde não, a morte está à sua espera. A lenda teria inspirado o filme Carved, lançado no Japão em 2007.

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - Um estranho suicidio


Uma noite, um casal conduziu até uma floresta em busca de privacidade. Depois de fazerem amor, o homem saiu do carro para fumar um cigarro. Após cinco minutos, como ele não voltava, a mulher começou a preocupar-se e saiu à sua procura. Mas após ouvir um barulho, pensou que o melhor seria voltar para o carro. Em seguida, tentou ligar o veículo, mas sentiu uma resistência. Ela acelerou até ouvir um barulho estridente. Foi só então que percebeu que o namorado estava pendurado em uma árvore próxima e que o barulho vinha dos sapatos dele batendo no carro.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - O caso de Amityville


A lenda de Amityville conta a história das famílias DeFeo e Lutz. Uma noite, Ronald DeFeo ouviu vozes dizendo para ele matar os membros de sua família. Então ele disparou na sua mãe, seu pai, seu três irmãos e sua irmã na cabeça. Alguns meses mais tarde, a família Lutz mudou-se para a casa localizada no número 112 da Ocean Avenue, sem saber da horrível história. De início, Kathy Lutz, os seus dois filhos e seu marido, George, viviam o sonho. Mas pouco a pouco, George foi se tornando agressivo e começou a perder a cabeça.
Preocupada, Kathy passou a pesquisar sobre a casa, e descobriu que ela não só tinha sido palco de uma tragédia, como também supostamente tinha sido construída sobre um cemitério indígena. Gradualmente, George começou a escutar as mesmas vozes ouvidas pelo filho de DeFeo. Um mês depois da mudança, a família Lutz saiu da casa em pânico, deixando para trás todos os seus pertences. Não muito tempo depois, George Lutz recobrou seu juízo. Também dizem que a irmãzinha de Ronald DeFeo assombra o lugar até hoje, e é possível ouvi-la gritando a cada ano no dia da sua morte.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - O Poço para o Inferno


Descoberto em 1989 por cientistas russos, o Well to Hell (poço para o inferno) tem mais de 15 metros de profundidade. Apesar da sua temperatura ser superior a 1000º C, os cientistas foram capazes de descer um microfone no poço e fazer uma gravação de 17 segundos. Nela foram ouvidos gritos atribuídos àqueles que voltaram do inferno para a superfície da terra. Diz a lenda que os cientistas que voltaram para o local depois de fazer a gravação viram um demónio emergir das profundezas esfumaçadas do intrigante poço em chamas.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - A Dama de Branco


As cataratas de Montmorency nos arredores da Cidade do Québec estão no centro de uma lenda que até hoje continua a ser contada. Ao longo dos anos, pessoas juram que viram a silhueta esguia e branca de uma mulher lá. Acredita-se que seja a de Mathilde Robin, que se matou em desespero em 1759, usando seu vestido de casamento. A história diz que ela atirou-se das cataratas depois de descobrir que seu noivo tinha morrido durante uma batalha contra os ingleses, que tentavam invadir a cidade.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - O Soldado Grego


Após a Segunda Guerra Mundial, um soldado grego estava a caminho de casa quando foi capturado, torturado e assassinado por um grupo de rebeldes. Desde então, há muitas histórias de mulheres gregas que afirmam ter encontrado um soldado jovem e bonito. Mas depois das mulheres engravidarem do soldado, ele desaparece, deixando para trás uma nota afirmando que ele tinha voltado da morte apenas para deixar filhos que pudessem vingá-lo.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - Elisa Day


Na Europa medieval, uma jovem mulher chamada Elisa Day era conhecida por sua grande beleza. Um dia, um homem de passagem apaixonou-se imediatamente por ela. O casal viu-se durante três dias. No primeiro, ele visitou-a em sua casa. No segundo, ele deu-lhe uma rosa vermelha e pediu que o encontrasse no dia seguinte, no lugar onde as rosas selvagens crescem. No terceiro dia, ele matou-a com uma pedrada na cabeça. Desde então, pessoas afirmam terem visto o fantasma dela vagueando ao longo do rio com uma rosa na mão.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - O cão morto


Nesta lenda, uma criança foi acordada uma noite pelo som de água pingando de uma torneira. Ela levantou-se, desligou a torneira e voltou a deitar-se, deixando cair o braço ao lado da cama, como de costume, de modo que seu cão pudesse vir e lamber seus dedos. A cena se repetiu várias vezes até que a menina percebeu que as gotas não vinham da torneira. Ela descobriu que a origem do som era o sangue que escorria de seu cachorro morto, escondido no armário com uma mensagem "os seres humanos podem lamber também".

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - A ponte Crybaby


Várias pontes nos Estados Unidos têm o apelido de Crybaby (choro de bebê). De acordo com diversas lendas, elas são chamadas assim porque crianças morreram ou foram assassinadas nelas. As pessoas dizem que, se você parar para ouvir com atenção, é possível escutar o choro de crianças, apesar de não haver sinal delas. Outros afirmam ter visto os bebés nas pontes. Uma coisa é certa, não dá a mínima vontade de passar por essas pontes.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - Um bar assombrado no Kentucky


Bob Mackey é o dono de um bar chamado World Music de Bobby Mackey em Kentucky. Antes de se tornar um bar, o edifício era um matadouro. Em 1896, uma jovem chamada Pearl Bryan foi decapitada perto do matadouro por Alonzo Walling e Scott Jackson. Embora seu corpo tenha sido encontrado, o paradeiro de sua cabeça permanece um mistério, apesar de aprofundadas investigações. Os dois homens foram condenados à morte e enforcados na frente do matadouro. Antes de morrer, eles prometeram assombrar o local. Desde então, há várias histórias de encontros paranormais nesse lugar.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - A Ponte da Estrada Suscon



A ponte ferroviária sobre a estrada Suscon na Pensilvânia é o cenário de uma lenda assustadora que existe há muitos anos. Há pessoas que dizem que o fantasma de uma mulher que morreu na ponte ainda assombra o local, e que, se você parar lá e colocar suas chaves no teto do carro, pode ter um vislumbre dela em seu espelho retrovisor. Alguns afirmam que a mulher se enforcou na ponte, mas essa é apenas uma das muitas histórias que são contadas, cada uma mais terrível do que a outra.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - O Fantasma do Lago Stow


Há rumores de que o lago Stow no Golden Gate Park de São Francisco é assombrado por um fantasma. De acordo com uma lenda de cem anos, um dia uma mulher andando com um bebé no carrinho parou para se sentar num banco à beira do lago. Em seguida, ela iniciou uma conversa com uma mulher que estava passando, sem notar que o carrinho discretamente escorregava para dentro do lago. Quando ela percebeu que o bebé tinha desaparecido, começou a procurá-lo em todos os lugares do parque até acabar atirando-se para dentro do lago. Ela nunca emergiu.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - O Volga Preto de Santanás


Muito popular na década de 1960, particularmente na Rússia e em outros países da Europa do Leste, o carro Volga também está no coração de uma lenda urbana assombrosa e horrível. A história diz que um Volga preto dirigido por vampiros, satanistas ou até mesmo pelo próprio Satanás foi usado para sequestrar crianças pequenas. Diz-se que o sangue delas foi então usado como remédio para curar leucemia, e que seus órgãos foram retiram para servir a outras finalidades médicas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - A Luz


Embora esta lenda absolutamente aterrorizante nunca tenha sido comprovada, ela causa arrepios. Ela conta a história de uma estudante americana que em uma noite ao voltar para o seu dormitório preferiu não acender a luz por medo de acordar sua companheira de quarto. Na manhã seguinte, ela se diz ter encontrado sua companheira de quarto morta e um recado na parede escrito com sangue que dizia: "está feliz por não ter acendido a luz?". Isso é o suficiente para causar muitos pesadelos.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

As lendas urbanas mais assustadoras do mundo - Lillian Gray


No cemitério de Salt Lake City, nos Estados Unidos, há uma lápide intrigante de uma mulher chamada Lillian Gray. Nesta está escrito: "vítima da besta 666". Várias pessoas têm tentado descobrir o significado da inscrição, assim como o que de fato aconteceu com a mulher. Mas parece que o epitáfio foi simplesmente pensado por seu marido, que era muito contrário ao governo e usou a frase satânica para expressar para o Estado todo o seu desgosto.