Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Conhecer Lisboa - Monumento "Ad Ephemeram Gloriam"

Alameda Dom Afonso Henriques

38° 44' 13.04'' N | 9° 8' 9.98'' W

Obra de SAM (Samuel Azavey Torres de Carvalho), esta Cadeira-Trono também designada por A Cadeira do Poder é um projeto de 1980.

Foi inaugurada pela Câmara Municipal de Lisboa em 11 de janeiro de 1990, no topo da Alameda D. Afonso Henriques, lado oeste, em frente ao Instituto Superior Técnico.

Trata-se de um monumento estruturado geometricamente, com grande equilíbrio plástico e harmonia visual, composto por uma base em pedra lioz, talhada por um conjunto de seis degraus numa das extremidades, encimada por uma cadeira-trono, com 3,30 m de altura, em chapa de ferro metalizado a bronze, e um assento desenhado na diagonal, constituindo um plano inclinado deslizante, que lhe confere originalidade.

A tendência abstratizante desta peça, evidenciando a geometrização e simplificação das linhas dá lugar a uma cadeira esteticamente moderna, à qual foi retirado, propositadamente, o seu sentido funcional. A face lateral do monumento exibe uma placa metálica gravada com um texto do prórpio artista, enquanto que na sua face frontal encontramos uma legenda gravada na pedra: Ad Ephemeram Gloriam - A todos os que passam e ousam deter-se.




Sem comentários: