Avenida de Brasília, (junto à Doca do Bom Sucesso)
38° 41' 35.93'' N | 9° 12' 47.86'' W
A primeira travessia aérea do Atlântico Sul foi concluída com sucesso pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil.
A viagem iniciou-se em Lisboa, ao largo da Torre de Belém, com um hidroavião mono motor especialmente concebido para a viagem e equipado com motor Rolls-Royce. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. Este último havia criado um horizonte artificial adaptado a um sextante a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época.
A viagem durou setenta e nove dias, tendo percorrido um total de 8.383 quilómetros.
Em 1991, um monumento da autoria dos arquitetos Martins Bairrada e Leopoldo Soares Branco e do escultor Domingos Soares Branco, é inaugurado próximo da Torre de Belém. Consiste numa réplica exata em inox de um dos hidroaviões que fez a viagem, o Santa Cruz, tendo no seu interior os bustos, em tamanho natural, dos dois aviadores.
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