sábado, 25 de outubro de 2025
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
terça-feira, 21 de outubro de 2025
domingo, 19 de outubro de 2025
sexta-feira, 17 de outubro de 2025
quarta-feira, 15 de outubro de 2025
segunda-feira, 13 de outubro de 2025
sábado, 11 de outubro de 2025
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
terça-feira, 7 de outubro de 2025
domingo, 5 de outubro de 2025
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Azulejos na Estação de Metro da Baixa/Chiado
A estação de metro da Baixa/Chiado é uma estação dupla, que faz a correspondência entre a Linha Verde, secção aberta ao público em Abril de 1998, e a Linha Azul, secção aberta ao público em Agosto do mesmo ano. Localizada a cerca de 45m abaixo da superfície, esta estação tem projecto do arq. Álvaro Siza Vieira e intervenção plástica de Ângelo de Sousa. Respeitando a intenção do arquitecto de deixar livres as zonas de embarque, este pintor abstracto de feição geométrica resumiu a sua intervenção apenas aos dois acessos para a rua. Numa base de azulejos brancos e, em algumas zonas das paredes e tecto, inscrições a dourado, o artista representou com grande simplicidade signos soltos, numa linguagem afim à arte islâmica. Propriedade do Metropolitano de Lisboa. Fotografia de Arnaldo Sousa, datada de 2000.
domingo, 28 de setembro de 2025
sábado, 27 de setembro de 2025
Azulejos na Estação de Metro da Avenida
A estação de metro da Avenida, (Linha Azul), aberta ao público em 1959, tem projecto do arq. Falcão e Cunha e intervenção plástica de Rogério Ribeiro, por sugestão da pintora Maria Keil. Seguindo a linha característica de Maria Keil, em relação à forma de trabalhar o azulejo, o pintor desenvolveu um módulo que, repetido, cria formas circulares ligadas por um elemento recto, ligeiramente oblíquo, originando superfícies ritmadas, predominantemente amarelas, pontualmente cortadas por secções de fundo verde-claro e onde os mesmos motivos são pintados de verde-escuro. Em referência à Casa dos Bicos, o tema ponta de diamante foi também utilizado pelo artista. No entanto, as pirâmides resultantes da associação dinâmica das pontas de diamante, em contrastes de dimensão e posição, não respeitam a configuração tradicional. Propriedade do Metropolitano de Lisboa. Fotografias de Paulo Cintra/Laura Caldas e Raúl Abreu, datadas de 1988 e 01-02-2006.




















