Antes de a missão Apolo se concretizar, o desconhecimento quase total das características da Lua foi motivo de muita especulação sobre o que esperava os astronautas. O que se segue é uma listagem das dez principais descobertas científicas feitas durante a exploração lunar das missões Apolo, que respondem a diversas questões:
1.A Lua é um satélite da Terra, com uma constituição interna similar. Possui uma crosta fina (60 km), a litosfera relativamente uniforme (60-1000 km) e a astenosfera parcialmente líquida (1000-1740 km).
2.A Lua ainda preserva sinais de uma história primitiva (os primeiros mil milhões de anos) que deve ser comum a todos os planetas do sistema solar.
3. Provavelmente as rochas superficiais da Lua são idênticas às rochas mais antigas da Terra, que foram movimentadas e «escondidas» por forças geológicas, como os movimentos tectónicos e a erosão.
4.A Lua e a Terra são "geneticamente" parecidas e formadas de diferentes proporções de materiais comuns.
5.A Lua não tem vida; não contém organismos vivos, fósseis ou compostos orgânicos nativos.
6.Todas as rochas lunares resultam da acção de temperaturas elevadíssimas, com pouca ou nenhuma influência de água. São grosseiramente divisíveis em três categorias: basaltos, anortositos e brechas.
7.Nos primórdios da sua história, a Lua entrou em fusão até grandes profundidades para formar um "oceano de magma". As grandes montanhas lunares contêm fragmentos de rochas primitivas de baixa densidade que flutuaram na superfície do oceano de magma.
8.O oceano de magma lunar foi seguido por séries de fortíssimos impactos de asteróides que criaram crateras que foram posteriormente preenchidas por fluxos de lava.
9.A Lua é ligeiramente assimétrica, possivelmente como consequência da sua evolução sob influência gravitacional da Terra.
10.A superfície da Lua é coberta por montes de cascalho de fragmentos rochosos e pó, chamado rególito lunar, que serve de registo histórico único da radiação do Sol. Um conhecimento muito importante para perceber as mudanças climatéricas que ocorrem na Terra.
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ciencia-e-tecnologia/descobertas-cient%C3%ADficas/ar-BBKR5uy?li=BBoPMmd